14 de out. de 2008

Acorda Mané

Acabei de receber a Conexão Microsoft Advertising - editorial da Microsoft distribuido ao meio publicitário - com uma matéria de capa tri boa sobre engagement mapping. Mas depois escrevo sobre isso. Queria falar sobre o case que colocaram na revista, da forte volta da Danone à mídia (ela estava fora do meio a 8 anos).

A Danone precisava voltar de forma diferenciada, para se reposicionar como uma marca jovem e atraente para o público de 12 a 18 anos. Para a comunicação do Danup foi usado um mix de elementos, atraindo os usuários para um hot-site bem bacana criado para a promoção. O site premiava os vídeos mais engraçados, que mostravam os amigos sendo acordados por um Xbox 360, sob o tema: O Viral do Mané.

Os vídeos eram postados mediante cadastro no site http://www.danup.com.br/ que hoje destaca os cinco vídeos vencedores, e com destaque para a chamada "Acabou, mané".

Foram disponibilizados via MSN e rede Microsoft o download de ringtones com gritos temáticos de Acorda Mané, wallpapers e emoticons para serem repassados na rede, dois filmes exclusivos para o universo digital e mais de 60 banners diferentes "para dar suporte e dinamismo a ação", cita a revista.

Quanto aos resultados, a campanha foi um sucesso. Foram 1,2 milhões de interações de jovens - a campanha foi segmentada para o target : 12 a 18 anos - ao longo dos 45 dias, gerando mais de 600.000 views nos vídeos da promoção. Foram mais de 400 vídeos publicados.



Ta, não vou entrar nos detalhes de custo, mas foi uma ação bem cara. 400 vídeos cadastrados... bom... é um número legal. A produção de vídeos (e vivem me lembrando disso aqui na agência), tem um envolvimento muito grande do usuário, é difícil convencer uma pessoa a catar uma câmera, filmar um vídeo, editar, se cadastrar em um site, fazer up-load do vídeo (com as conexões porcarias que temos hoje), para quem sabe poder ganhar um prêmio que, nesse caso, era um prêmio bem bacana. Cinco XBox 360.

Mas convenhamos, para uma campanha nacional desse porte, focada em um público que é mais tendencioso a participar de ações de envolvimento, 400 vídeos não dá pra chamar de case. É um bom resultado. Os views foram bacanas, agora, o número de vídeos...

Renner clipe, campanha regional, onde as pessoas tinham que fazer download de uma música, colocar a música no vídeo, dublar a banda cantando, e ter todo o envolvimento de edição, cadastro, upload, etc... foram mais de 200 vídeos cadastrados. E o prêmio? Ingressos para o Planeta Atlântida - maior evento de músicas do Rio Grande do Sul - cujo ingresso custava R$ 30,00.

É um tanto mais barato que um XBox 360. E pedia um pouco de envolvimento a mais com o evento e com a marca Renner. E proporcionalmente, 200 vídeos numa campanha regional é muito mais importante que 400 vídeos numa campanha nacional.

A Escala desafiou a inércia ano passado com a campanha Renner Clipe, e está empilhando cases em novas conexões. Mas como não teve MSN, a Conexão Microsoft Advertising não viu.

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